Humanização
O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi inaugurado em outubro de 2000 e desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.
A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.
Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.
Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo desenvolve os seguintes projetos:
Implantada em 2006 no Pronto Socorro, através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, além da sensibilização dos colaboradores com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.
Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:
Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas para a sua recuperação.
Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com terapêutica de estabilização iniciada.
Destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.
Destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade.
[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”]Direito a Acompanhante:
Desde o início das atividades do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, todos os pacientes maiores de 60 anos e pacientes dependentes funcionais de qualquer idade, são incentivados a permanecer com acompanhante solidário.
Os pacientes pediátricos são também incentivados a ficar com acompanhante durante todo o período de internação.
Visita Aberta:
As Clínicas Cirúrgicas I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica e Observação Infantil são contempladas com a visita ampliada das 9 às 20 horas. Sendo uma pessoa por vez durante o período e com controle por sistema de cartões de visita e crachá de identificação.
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O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).
Desde sua inauguração o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.
Uma das diretrizes do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes e colaboradores.
GRUPO DE TRABALHO DE HUMANIZAÇÃO
Além disso, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo possui o Programa de Humanização com os seguintes projetos:
Brinquedoteca – Projeto Brincar é Saudável!
Lei Federal nº 11.104/2005 propõe brinquedotecas em diferentes ambientes, tendo fundamental importância dentro dos hospitais. O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo considera que brincar é direito de toda criança, inclusive, das hospitalizadas. A criança hospitalizada tem sentimentos de medo e abandono ao ser afastada de seu meio, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.
A criança internada torna-se triste, apática, recusa alimentação, apresenta insônia, torna-se muito agressiva, mostrando sinais de carência afetiva, podendo em grau extremo parar de crescer e ter sequelas psíquicas permanentes.
O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo conta, desde 2005, com atividades de recreação e integração social dirigidas às crianças internadas na enfermaria de pediatria no espaço chamado BRINQUEDOTECA, garantindo o direito de brincar.
Cantinho da Beleza:
É um programa de humanização para pacientes internados que conta com profissionais cabeleireiros e alunos de escolas de cabeleireiros que, voluntariamente, vêm ao Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo realizar cortes de cabelo e barba, penteados e maquilagem nos pacientes internados. O objetivo é melhorar e desenvolver a autoestima e criar momentos de descontração. O projeto é realizado em diversas unidades do hospital: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Psiquiatria.
Voluntariado:
É um projeto implantado em 2004, que seleciona voluntários que recebem treinamento e atuam nas unidades de internação proporcionando conforto, bem estar social e companhia aos pacientes internados.
Projeto Música no HCLPM:
É um programa implantado, desde 2006, com apresentações periódicas de corais ou músicos independentes nas unidades de internação. Tem o objetivo de amenizar o sofrimento da internação e da própria doença com alguns momentos de lazer e entretenimento.
Espaço Ecumênico:
O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo dispõe de espaço ecumênico no piso térreo para utilização dos pacientes, acompanhantes e colaboradores.