Humanização

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi inaugurado em outubro de 2000 e desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.

Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.

Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo desenvolve os seguintes projetos:  

Implantada em 2006 no Pronto Socorro,  através de um planejamento cuidadoso onde foi considerado o estudo de demanda, além da sensibilização dos colaboradores com reuniões de exposição e discussão da cartilha da PNH, elaboração de protocolos e fluxos, além de treinamento oferecido aos profissionais da instituição das diferentes especialidades.

Para a classificação do risco foi adotado o sistema de cores, com a seguinte classificação:

imagem2Destinada ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas. Após a estabilização, os pacientes são encaminhados para outras áreas para a sua recuperação.

 

Destinada a pacientes críticos e semi-críticos já com terapêutica de estabilização iniciada.

 

Destinada a pacientes não críticos, em observação ou internados aguardando vagas nas unidades de internação ou remoções para outros hospitais de retaguarda.

 

Destinada a pacientes com atendimento de consultas de baixa e média complexidade.

 

 

[responsivevoice voice=”Brazilian Portuguese Female” buttontext=”Ouvir”]Direito a Acompanhante:

Desde o início das atividades do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, todos os pacientes maiores de 60 anos e pacientes dependentes funcionais de qualquer idade, são incentivados a permanecer com acompanhante solidário.

Os pacientes pediátricos são também incentivados a ficar com acompanhante durante todo o período de internação.

Visita Aberta:

As Clínicas Cirúrgicas I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica e Observação Infantil são contempladas com a visita ampliada das 9 às 20 horas. Sendo uma pessoa por vez durante o período e com controle por sistema de cartões de visita e crachá de identificação.

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O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

Desde sua inauguração o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.

Uma das diretrizes do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo é a valorização da ambiência, com a organização de espaços saudáveis e acolhedores aos seus pacientes e acompanhantes e colaboradores.