Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;
– Cartão S.U.S. (se possuir);
– Cartão do Hospital;
– Comprovante de endereço.
- O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
- Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
- Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;
Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.
Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Caso haja dúvida da continuidade do uso de medicação no momento da internação ou alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se faz uso contínuo e/ou se é alérgico a algum tipo de medicamento.
Comparecer no horário de visita e procurar enfermeiro ou médico da unidade de internação.
Horário de visitas:
OBSERVAÇÃO ADULTO: Das 10h00 às 11h00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
RETAGUARDA DA EMERGÊNCIA: Das 11h00 às 12h00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
EMERGÊNCIA: Das 11h00 às 11h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
OBSERVAÇÃO PSIQUIÁTRICA: Das 15h00 às 15h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
PSIQUIATRIA: Das 11h00 às 11h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia. Sexta-feira às 10h00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
CLÍNICA MÉDICA: Das 11h00 às 12h00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
CLÍNICA CIRÚRGICA 1, 2 E 3: Das 10h00 às 11:00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
UTI ADULTO: Das 16h00 às 16h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
UCI – UNIDADE DE CARDIOLOGIA INTENSIVA: Das 16h00 às 16h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
UNIDADE INTERMEDIÁRIA: Das 11h00 às 12h00. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
UTI DO PRONTO SOCORRO: Das 16h00 às 16h30. Permitido a entrada de 01 (um) visitante por dia.
É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.
Informações médicas de pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.
Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas; a troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas.
Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.
IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.
A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.
Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.
E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .
E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.
Se tiver duvidas , entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).
O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00 exceto feriados. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.
Formas de Contato:
– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);– Email: sau@hclpm.spdm.org.br;– Telefone: (11) 3583-2903.
É importante que você saiba:
Consentimento informado: O que é?
O responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Situação de urgência
No caso de situação de urgência, em que existe impossibilidade de o paciente consentir sobre o procedimento é imprescindível que um familiar/responsável seja localizado para sua obtenção. Havendo a restrição de tempo para a tomada da decisão, o médico executor deverá registrar essa condição no prontuário do paciente no impresso de consentimento institucional
Transferência para outro hospital
A Transferência poderá acontecer quando o Hospital não possuir o serviço necessário para a assistência ao paciente. A transferência poderá ser solicitada pelo paciente ou familiar com a autorização do medico.
Política de silêncio
E importante que pacientes , acompanhantes e visitantes mantenham um tom de voz mais baixo que o usual para não Incomodar outros pacientes.O uso de celular deve ser evitado nos quartos e corredores.
Conservação do patrimônio público
O Hospital HCLPM é um hospital público. Sendo patrimônio público pertece a todos – a todo o povo – a todos cabe por ele zelar, preservando-o e defendedo-o. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar lesão ou danos ao patrimônio.
Atendimento gratuito 100% SUS.