Gestão Ambiental

A Segurança do Paciente é prioridade no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo.

O hospital possui equipe multiprofissional que realiza o mapeamento de possíveis riscos dos processos relacionados à assistência do paciente.

Medidas de prevenção são tomadas no sentido de promover maior segurança.

A implantação de boas práticas de segurança aos pacientes são baseadas em diretrizes nacionais e internacionais.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

– Segregação;

– Armazenamento;

– Acondicionamento;

– Transporte temporário;

– Identificação;

– Tratamento interno e externo;

– Coleta;

– Disposição final .

O Mercúrio é um metal líquido, prateado, extremamente tóxico a nosso organismo. Quando derramado, forma gotinhas e evapora-se sem que percebamos o vapor no ar – que é respirado. No organismo, pode causar danos irreversíveis, sobretudo aos rins e ao sistema nervoso central (cérebro e cerebelo), provocando irritabilidade, tremores, alteração da visão, audição e problemas de memória.

1mencao_honrosa coleta_seletiva

Em 2010, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo substituiu todos os aparelhos que utilizam mercúrio, termômetros e Esfigmomanômetro (medidor de pressão), por aparelhos digitais. A iniciativa rendeu ao Hospital a menção honrosa por parte do Ministério do Trabalho pela eliminação de Mercúrio.

Outra ação importante é o descarte das lâmpadas utilizadas no hospital, que contêm mercúrio. É realizado por uma empresa especializada, responsável por fazer a descontaminação por meio de um processo que separa todos os componentes e armazena com segurança, sobretudo o mercúrio.

O Hospital tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos, em geral, de laboratório e quimioterápicos. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.

Pela importância desses resíduos, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo investe em treinamentos, aos colaboradores para a correta coleta desses resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual necessários e tomando conhecimento de como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.

Atualmente o Serviço de Radiologia do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo é 100% digitalizado, não havendo assim, geração de efluentes proveniente do uso de reveladores e fixadores. Tal alteração se deu no ano de 2014, reduzindo não somente a geração de resíduo perigoso, como também o uso de envelopes, uma vez que os exames são disponibilizados nos consultórios médicos.

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo realiza a destinação correta de pilhas e baterias usadas, contribuindo com o meio ambiente.

Dentre outras ações, o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores. Trabalha com metas de redução de consumo de água e energia e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção.

002_hclpm1003_hclpm

Buscando reduzir o consumo de água no Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, diversas ações foram desenvolvidas, como a troca de torneiras manuais por sistema temporizado, troca de bacias com válvula hidra para bacias com caixa acoplada, aquisição de válvulas redutoras e troca de bebedouros antigos para modelos novos com tecnologia capaz de regular a vazão de água. A iniciativa rendeu ao Hospital o Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2012, um reconhecimento da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo às iniciativas ambientais dos serviços de saúde do Sistema Único de Saúde.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo participa de um Projeto de Eficiência Energética proveniente de parceria com a EDP Bandeirantes havendo a troca de todas as lâmpadas do hospital para tecnologia Led, garantindo uma economia de energia.

.

Preocupado com o bem-estar do colaborador do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente hospitalar, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no Hospital, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promovem anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.

1gestaoambiental-hmv