Endoscopias

Broncoscopia

O que é?

A broncoscopia é um exame que fornece imagens do aparelho respiratório, desde a laringe até os brônquios.

Como é feito?

O paciente recebe um anestésico local na base da língua e orofaringe. Após a sedação, o aparelho é introduzido por uma das narinas até atingir o pulmão.

Colonoscopia

O que é?

A colonoscopia é um exame endoscópico que permite a visualização do interior do intestino grosso e a parte final do intestino fino. Para isso, utiliza-se um tubo flexível com cerca de um metro de comprimento e um centímetro de diâmetro. Durante o exame, podem ser removidos pólipos ou outras lesões que, eventualmente, sejam encontrados.

Como é feito?

O paciente deita-se em uma maca sobre seu lado esquerdo. Recebe sedativos e analgésicos, o exame é iniciado com a introdução do aparelho pelo ânus.

Endoscopia Digestiva

O que é ?

A endoscopia digestiva alta também chamada de gastroenteroscopia (EDA), é um método diagnóstico que permite examinar o esôfago, o estômago e o duodeno.

Como é feito o exame?

Para fazer isso, o médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, com lentes e luz próprias, para visualizar a mucosa por meio de um monitor de vídeo.

Termo de Consentimento

O termo de consentimento que lhe é entregue antes de ser realizado o exame, deverá ser lido com atenção, assinado e devolvido para o exame ser realizado.

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo é um hospital público. Sendo patrimônio público, cumpre a todos zelar, preservar e defender. O Código Civil prevê a efetiva responsabilização penal, civil e administrativa àquele que causar dano ao patrimônio.

É proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO.