Perguntas Frequentes

Quais documentos são necessários para a internação dos pacientes?

Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identidade – Registro Geral (R.G.) do paciente/responsável;

– Cartão S.U.S. (se possuir);

– Cartão do Hospital;

– Comprovante de endereço.

Quais objetos que os pacientes podem trazer?

  • O acompanhante poderá trazer para o paciente pertences de uso pessoal, que deverão ser entregues no horário da visita;
  • Aparelhos eletrônicos precisam de autorização específica da equipe de assistência e portaria e só poderão ser ligados nas tomadas localizadas nas paredes do quarto.
  • Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito nem para equipamentos carregadores de celulares;

Lembre-se: você está em um hospital, os aparelhos de som e TV devem ser ligados em um volume que não incomode outros pacientes.

Os acompanhantes dos pacientes podem trazer alimentos aos pacientes?

A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.

As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares.

Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita, assim como trazer alimentos de fora do hospital.

Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.

IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.

Como obter informações sobre o estado de saúde de pacientes?

Comparecer no horário de visita e procurar enfermeiro ou médico da unidade de internação.

Quais os horários de visitas?

No ato da internação do paciente o acompanhante receberá dois cartões contendo as informações sobre o horário das visitas, que deve ser respeitado. Após o término do horário não será permitida a presença de visitantes nos quartos.

Horário de visitas:

PRONTO-SOCORRO – Psiquiatria: Entre 16h00 às 16h30, sendo uma pessoa por vez durante o período;– UTI Pronto-Socorro 10h00 às 10h30 e das 16h00 às 16h30, sendo duas pessoas por vez durante o período;– Observação Adulto (Setor Verde): Das 07h00 às 11h00 (visita e informações médicas) e  das 16h00 às 16h30.

ENFERMARIAS (Clínica Cirúrgica I, II e III, Clínica Médica I e II, Clínica Pediátrica e Observação Infantil): Entre 09h00 às 11h00 e 14h00 às 20h00, sendo uma por vez durante o período.

PSIQUIATRIA 2º ANDAR: Entre 15h00 às 15h30, sendo duas pessoas por vez durante o período.

UTI ADULTO E PEDIÁTRICA: Entre 10h00 às 10h30; 16h00 às 16h30 e das 20h00 às 21h00, duas pessoas, sendo uma por vez durante o período.

EMERGÊNCIA: 11h00 às 11h30 (sujeito alteração, devido a intercorrências na unidade).

É permitida a visita de maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade.Informações médicas sobre pacientes internados serão fornecidas no horário da visita, na própria unidade.Não haverá troca de acompanhante durante o horário de visitas; a troca deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas.Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.

IMPORTANTE: O HORÁRIO DE VISITA PODERÁ SER ALTERADO, DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA UNIDADE.

Preciso tomar algum cuidado especial quando estiver no Hospital?

A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.

Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.

 

Como o Hospital irá avisar a data da alta hospitalar?

O hospital comunicará a alta aos familiares via contato telefônico pelo número de telefone fornecido na ficha de internação.

Preciso pagar pelos atendimentos no Hospital?

Não. Para pacientes SUS é proibido qualquer tipo de cobrança – o atendimento é 100% GRATUITO. O paciente deixará o hospital, quando autorizado por alta de seu médico responsável.

Posso filmar ou fotografar?

E proibida a filmagem e/ou fotografia DE PACIENTE em ambiente hospitalar, tanto por profissional medico, para medico ou qualquer outra pessoa sem autorização expressa do paciente e/ou responsável .

E proibido filmar e/ou fotografar as dependencias do hospital.

Se tiver duvidas , entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.).

Como fazer para elogiar, sugerir ou reclamar?

O Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) um Canal de Comunicação que tem o objetivo de receber elogios, sugestões ou reclamações.

O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00 exceto feriados. Finais de semana, caso necessário, o atendimento será realizado pelo Plantonista Administrativo ou Serviço Social.

Formas de Contato:

– Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;– Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);– Email: sau@hclpm.spdm.org.br;– Telefone: (11) 3583-2903.